• Séniores «Deixaram tudo em campo»

    Carlos Cântara revela segredo do sucesso do Guifões

    A vitória sobre o Algés na final da CNB1, e a consequente conquista do título nacional, foram, segundo o treinador, o corolário de uma época em que a equipa revelou “imenso querer, garra, espírito de sacrifício e forte união”. 

    O Guifões foi promovido à Proliga, é um histórico da modalidade e ainda “vai dar que falar”
    O antigo atleta do Guifões Carlos Cântara – que ali iniciou o seu trajecto como treinador –, regressou na época passada às suas funções de técnico de basquetebol. 

    Depois de um interregno de 10 anos, e após uma curta passagem pelos escalões de formação feminina no clube, o desafio de comandar esta época o escalão sénior do Guifões foi coroado de enorme sucesso. 

    “De facto esta época superou as expectativas dos mais optimistas! É um orgulho enorme regressar ao clube onde fiz a minha formação como atleta e dei os primeiros passos como treinador, ainda para mais ajudando a escrever uma página bonita na história do clube: 40 anos depois, o Guifões Sport Clube conquista um Campeonato Nacional em Seniores Masculinos!”
    Naturalmente, e uma vez que era a primeiro ano de trabalho, as metas que foram estabelecidas pelos directores do Guifões para esta temporada eram bem mais comedidas que o resultado final atingido. 

    “O objectivo definido pela Direcção era a manutenção na CNB1, mas o grupo rapidamente assumiu o desejo de fazer igual e se possível melhor que a época passada (finalista da CNB1 Norte).”, explica-nos o treinador.
    A final da zona Norte, frente ao ACR, parecia que iria tornar-se num pesadelo. A pesada derrota sofrida em Vale de Cambra no 1º encontro da série, disputada à melhor de 3 jogos, fazia prever um desfecho diferente da ronda. Embora tenha sido um dos piores momentos da época, Carlos Cântara serviu-se desse mau resultado para retirar do grupo de trabalho tudo aquilo que ele poderia dar. 

    “A derrota sofrida no 1º jogo foi, na minha opinião, um dos momentos-chave para o sucesso desta época. 

    Esse jogo demonstrou-nos que teríamos que trabalhar muito para vencer a eliminatória. 

    Só talento e inspiração não eram suficientes, era preciso transpiração, humildade e muito coração!

    Por outro lado, os jogadores estavam feridos e muito tristes pela instituição e pelos fantásticos adeptos que nos acompanharam e apoiaram desde o 1º minuto.

    Assim, foi com muita humildade, espírito de sacrifício e de missão que encarámos os restantes jogos desta época… e o trabalho foi recompensado!”
    Como em qualquer equipa que vence uma competição existem sempre qualidades a destacar no grupo de trabalho. 

    O técnico da equipa nortenha sabe bem o que fez esta equipa tornar-se campeã da CNB1, tendo derrotado de uma forma clara o Algés na final da competição.

    “Antes de mais, gostaria de deixar aqui uma palavra de apreço ao Algés, que nos criou muitas dificuldades e foi um digno representante da zona Sul. 

    Os pontos fortes deste grupo de trabalho, são sem dúvida o imenso querer, a garra, o espírito de sacrifício e a forte união do grupo. Deixam tudo em campo e foi, para mim, um prazer enorme trabalhar com este grupo fantástico!”
    O Guifões é um clube histórico da modalidade, que já passou pelo escalão principal do basquetebol. Isto é um sinal claro de que o clube está a dar passos seguros rumo aos escalões principais e não um mero acontecimento casual. 

    “Vencer a CNB1 e a garantir a consequente subida à Proliga é o corolário de todo o trabalho desenvolvido e que permite que o Guifões seja hoje um dos principais clubes de basquetebol portugueses, com mais de 300 atletas inscritos. 

    Por outro lado, o Guifões tem todas as condições para realizar projectos competitivos mais ambiciosos, que lhe possam dar projecção para atrair qualidade e investimento. Estou certo que este clube vai dar que falar!”

0 comentários:

video

jogos da semana

.

Fotos

 

Localização