• Sub14 - Iniciados Masc. "B" - Vasco Granhão (Tr.)

    Treinar bem para jogar melhor.
    Com esta curta frase se escreve a lição de uma longa época. Época que, para estes jovens atletas, funcionou como rampa de lançamento para o que se espera que seja uma prolongada ligação com o Desporto, o Basquetebol e o Guifões Sport Clube. Para a maioria dos membros desta equipa, que provieram do Minibasquete, foi um processo transitório para uma realidade diferente - um campo maior, uma nova bola, regras rígidas e, especialmente, uma nova forma de estar na modalidade.
    Foi, sem dúvida, uma época desgastante, com dezenas de jogos, dúzias de treinos e centenas de horas de trabalho, ao longo dos quais foi possível concretizar 3 grandes objectivos: desenvolver o nível competências de jogo dos praticantes, elevar os níveis de formação desportivo-cultural, e contribuir para a criação de hábitos de trabalho individuais e colectivos. Como comandante deste porta-aviões, considero que as metas foram alcançadas, não obstante um conjunto de factos que, reconheço, criaram algum atrito. O aumento no número de atletas, que levou a que fosse necessária a formação de uma equipa C, a ausência de um treinador adjunto durante parte da época, uma sucessão de jogos madrugadores e a perda de espaços de treino foram algumas das tempestades que tivemos que ultrapassar. No entanto, o comprometimento dos atletas revelou ser mais forte, provando a importância da organização, responsabilidade e lealdade entre todos os membros da equipa.
    O sucesso no Desporto é algo que se constrói, e o trabalho desenvolvido durante os treinos nem sempre se traduziu nos jogos em "folhetos côr-de-rosa" (entenda-se vitórias). Mas as frustrações de derrotas foram compensadas com evolução, novas aprendizagens e crescimento como equipa e como indivíduos. É de notar que a diferença que existia entre a nossa equipa e outras nossas adversárias que nos venceram foi encurtando, ao ponto de considerar sermos, neste momento, uma das melhores equipas da Série.
    Não deixando de apontar aspectos menos positivos, lamento que, por vezes, o aproveitamento dos tempos de treino não foi o melhor (visivel nos jogos!) e tenha existido alguma incapacidade por parte de certos meninos em manter níveis de concentração mais responsáveis... E por isso, deixo esta mensagem aos atletas: as vossas limitações, por maiores que vocês pensam que sejam, normalmente são criadas por vocês! Se o Basquetebol é o vosso sonho, acreditem nele e esforcem-se para chegar mais alto!
    Assim, considero estarem lançadas boas bases para que, num futuro próximo, estes atletas possam trazer grandes alegrias ao clube!

    Não se me permite terminar esta crónica sem antes distribuir agradecimentos especiais a 3 "membros" que contribuiram para que o porta-aviões chegasse a bom porto: à direcção do Guifões SC, obrigado pelo esforço e pelas horas dedicadas com a nossa "papelada"; aos membros que colaboraram comigo de forma mais directa com os atletas, particularmente o Luís Gonçalves, João Carlos Oliveira, Sara Areias e Carlos Azevedo, obrigado pela vossa dedicação e paciência; aos pais dos atletas, obrigado pela colaboração, compreensão e apoio incansável aos vossos pequenos "guerreiros".
    A próxima época trará novos desafios. O Guifões SC conta com todos nós para os superarmos!
    Vasco Granhão (Tr.)

0 comentários:

video

jogos da semana

.

Fotos

 

Localização